“Não fostes vos que me escolheste, mas eu vos escolhi a vós e vos constitui para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. ”. (Jo 15, 16)

O Concílio Vaticano II, ao tratar da vida consagrada, diz: “O estado (de vida consagrada) constituído pelos conselhos evangélicos, embora não pertença à estrutura hierárquica da Igreja, está, contudo, firmemente relacionado com sua vida e santidade” (LG, 44). Os conselhos evangélicos da castidade consagrada a Deus, da pobreza e da obediência se baseiam nas palavras e nos exemplos do Senhor. São recomendados pelos apóstolos, santos e padres e pelos mestres e pastores da Igreja. Constituem um dom divino que a Igreja recebeu do seu Senhor e por graça dele sempre conserva. (LG 43).

A vida consagrada é, sobretudo, um sinal. Diz o Concílio: “A profissão dos conselhos evangélicos se apresenta como um sinal que pode e deve atrair eficazmente todos os membros da Igreja, para o cumprimento dedicado dos deveres impostos pela vocação cristã. Como, porém, o povo de Deus não possui aqui (no mundo) morada permanente, mas busca a futura, o estado religioso (de vida consagrada), pelo fato de deixar seus membros mais desimpedidos dos cuidados terrenos, ora manifesta já aqui, neste mundo, a todos os fiéis a presença dos bens celestes, ora dá testemunho da nova e eterna vida conquistada pela redenção de Cristo, ora prenuncia a ressurreição futura e a glória do Reino Celeste� (LG 44). Assim, a vida consagrada é sinal das coisas de Deus, da nossa ressurreição futura e da glória do Reino Celeste, pois faz dessas realidades sua vida já aqui no mundo.

Rezemos para que todos os religiosos sejam capazes de dar a vida no ordinário e oferecê-la livremente no extraordinário como servas e servos, testemunhas alegres do Reino de Deus que buscam ‘fazer tudo o que ele nos disser’. Pois a hora é agora! (cf. Ir. Maria Inês, presidente da CRB)

“Enviai Senhor operários para a vossa messe, pois a messe é grande e são poucos os operários!” 🙏🌁🤷 E você, já sabe qual a sua vocação? 🤔🧐
Não tenha medo de descobrir e responder com generosidade ao chamado de Deus em sua vida!

#Vocação #VidaReligiosaConsagrada #VemSerMercedária #IMMB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *